quarta-feira, 11 de junho de 2008


Poluição do Manguezal

É uma pena que esse tão importante ecossistema sofra com intensa açao do homem, que derruba árvores para a extração do ranino, da casca e para fazer carvão; lançam em suas águas esgotos domésticos e industriais; aterra suas áreas para a construção de casas, marinas e indústrias; entre outras.
Na tentativa de mudar este quadro, o manguezal é hoje, de acordo com a Lei Federal n.º 4771, Área de Preservação Permanente. Porém, embora protegido por lei, o manguezal ainda sofre com a destruição gratuita, poluição doméstica e química das águas, derramamentos de petróleo e aterros mal planejados.
Este importante ecossistema continua sendo ameaçado, principalmente devido à falta de fiscalização e de planos de recuperação por parte das autoridades competentes.
Contudo, devemos preservar esse “Berçário da Natureza Marinha”, uma vez o Manguezal tem muito a oferecer. Porém, o seu potencial deve ser utilizado de maneira racional, de forma sustentada, atendendo às suas necessidades de recomposição como período de desovas entre outras.
Por tanto, preservar o manguezal é importante não só para as espécies que nele habitam, mas também para várias outras que dele necessitam, inclusive o homem.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostei muito do seu texto,me ajudou em uma pesquisa vlw

Unknown disse...

Gostei muito do seu texto,me ajudou em uma pesquisa vlw